top of page

Criatividade é sobre destino

Pare de ser somente um acumulador de fontes e ideias!



Criatividade é sobre isso: destino.


Nossa percepção está rotineiramente captando novas informações e nosso cérebro as processando e conectando os fragmentos. Desse movimento surgem as ideias. Melhor falando, os insights, palavra que surgiu no inglês arcaico, é formada pelo prefixo in, que significa "em" ou "dentro" e a palavra sight que significa "vista" - Vista de dentro. Quanto mais ativo esse processo, maiores são as chances de ideias criativas virem à tona.


Contudo, como nos fala o grande Godard, cineasta, roteirista e crítico de cinema. pioneiro no movimento francês da Nouvelle vague, o fundamental é darmos destino às ideias criativas. Ideias por si só não mudam a realidade. Ao longo de quase 70 anos de carreira, Jean-Luc Godard produziu mais de 40 longas-metragens, numerosos curtas, documentários experimentais, ensaios cinematográficos altamente intelectuais, vídeos de música, alguns também como roteirista ou codiretor. É alguém que, pela biografia, nos mostra estar sempre em busca de dar bons destinos às suas ideias.


Um costume, praticamente um vício que tenho, é registrar tudo que aparece de interessante na minha cabeça. Tenho grupos no WhatsApp comigo mesma de temas diferentes onde registro ideias, gravo áudios pensando alto, salvo links, imagens para não deixar escapar nada. Claro que não consigo colocar em prática tudo que imagino. Precisaria viver mais umas vinte vidas. Mas, é assim mesmo e tá tudo certo. A gente acaba levando a diante apenas o que dá e quase nunca todas as coisas que desejamos. Nem tudo está no seu tempo e na sua hora. Não há necessidade de se cobrar tanto, de ser o gênio da criatividade 24 horas por dia, apesar de acharmos que precisamos sempre estar em busca de grandes ideias e nos alimentar de milhares de referências para sermos criativos.


Evidente que referências são fundamentais para se chegar à ideias mais interessantes e criativas, Porém, se você quer ter o seu diferencial (seu destaque) na vida ou nos seus negócios, mais que ficar buscando incessantemente referências como um acumulador de "badulaques", é preciso dar destino às boas ideias. Resgatá-las em meio ao baú abarrotado de quinquilharias da sua mente, abraçar não desistir delas. levá-las a cabo para mostrar ao mundo que você não é só mais um, que seu negócio é diferenciado dos demais.


Jean-Luc Godard revolucionou o cinema do seu tempo quebrando regras e convenções das tradicionais narrativas cinematográficas. O representante mais radical da nova maneira de rodar filmes modernos e ousados. Essa coragem de agir o coloca entre os 10 maiores cineastas da História, você gostando ou não do estilo de filmes que ele faz.


Posto isso, reflita: para onde você tem levado suas ideias mais bacanas ou ousadas? Estão mofando nas suas anotações, abafadas pelos seus crivos ou estão se tornando realidade?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page