top of page

O que é mais importante na hora de ser criativo?


Pessoas criativas são reverenciadas pelo seu dinamismo e até inquietação. Porém, quando vamos explorar a fundo seus processos criativos, nos deparamos com uma grande capacidade de dedicação do seu tempo e esforço para dar vida às suas criações. Todo grande invento, obra de arte ou projeto inovador exigiram muita PACIÊNCIA por parte de seus autores e pessoas envolvidas.


Afinal, “talento é paciência sem fim” como escreveu Gustave Flaubert, grande escritor francês do séc.19 e autor de Madame Bovary (1857). Imagine quantas horas de dedicação Flaubert passou pensando, pesquisando, escrevendo, aprimorando e finalizando seus Romances? Em setembro de 1852, em carta a sua amante Louise Colet, Flaubert se queixou escrevendo que "Madame Bovary anda a passos de tartaruga". Segundo pesquisei, foram cinco anos de trabalho árduo, solitário, na propriedade da família às margens do Sena em Croisset. Antes, se dedicou a pesquisar histórias reais de tragédias amorosas e vidas cotidianas. Reescreveu vários trechos, páginas e trabalhou por muito tempo na sequência de suas cenas, engrandecendo gradativamente seus personagens.


Quando em outubro de 1856, Madame Bovary apareceu em folhetim na Revue de Paris, sofreu duras críticas e censuras. Foi acusado de insultar a moral pública, religiosa e os bons costumes pelo promotor Ernest Pinard. Um verdadeiro escândalo! Somente em fevereiro de 1857, Flaubert foi absolvido e dois meses após, em abril, Madame Bovary foi publicado pela editora Michel Lévy. Em poucos dias, mais de 20 mil exemplares estavam esgotados tornando-se um sucesso retumbante. Flaubert inaugurava, com seu romance polêmico e fruto de dedicação e paciência, o realismo europeu na literatura de romance.


Assim sendo, antes de qualquer coisa, se deseja mesmo desenvolver sua habilidade criativa, tenha paciência em todas as etapas do processo. Eu sei que é difícil, eu mesma sofro de ansiedade e a paciência não é a minha maior virtude. Por isso mesmo eu a indico, porque sei o quanto é necessária para a criatividade. Como anda a sua paciência? Do tamanho de uma Sequoia ou mais para uma noz?

Se gostou do conteúdo, deixe seu like.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page